Ando algo curiosa com grande parte da viennoiserie e de bolos individuais no seu geral.
Decidi então, esticar a minha curiosidade à prática, e colocar as mãos na massa.
Existem croissants com diversas massas... Quando entramos numa pastelaria, duas delas se destacam: a massa brioche, fofa e de sabor amanteigado, e a massa folhada, crocante e estaladiça.
Hoje deixo-vos com os Croissants de Massa Brioche, para vos abrir o apetite...
Ingredientes:
- 240ml de leite
- 63g de açúcar
- 550g de farinha tipo 65
- 4 ovos, à temperatura ambiente
- 8g de fermento de padeiro seco
- 7g de sal
- 340g de manteiga sem sal, amolecida
- açúcar em pó, para polvilhar
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de leite
Preparação:
Comece por levar o leite ao lume para que este fique tépido.
Num tigela, junte o açúcar e o leite tépido. Adicione 1/4 da farinha (cerca de 140g), mexa com uma colher de pau, até estar envolvida.
Adicione os ovos ligeiramente batidos e mexa até estar tudo envolvido. Junte mais 1/4 da farinha e envolva.
Adicione mais 1/4 da farinha com o fermento e envolva bem. Termine com o último 1/4 de farinha e o sal, envolvendo tudo muito bem. (a massa estará meio líquida e pegajosa nesta fase)
Divida a manteiga em pedaços. Com as mãos, vá juntando pedaços da manteiga à massa até que estes se desfaçam completamente envolvendo-se na massa. Cumpra esta fase com rigor - a manteiga deve ser incorporada em pequenas doses e sempre envolvida bem antes de nova adição. (a massa continuará pegajosa e líquida - não se preocupe, nem adicione mais farinha).
Depois de toda a manteiga adicionada, tape a tigela com película aderente e leve ao frigorífico por 4 horas ou durante a noite (estas horas são essenciais para deixar repousar a massa e conferir-lhe a estrutura necessária para ser esticada).
Passado o tempo, polvilhe uma bancada com farinha. Divida a massa em 2 partes. Coloque uma na bancada e volte a colocar a outra no frigorífico. Com a ajuda de um rolo da massa estique um círculo de massa com cerca de 40cm de diâmetro.
Com a ajuda de um cortador de pizzas ou de uma faca, corte o círculo de 8 partes iguais, formando triângulos.
Dobre cada triângulo, enrolando-o, da extremidade larga para a extremidade pontiaguda. Molhe o bico do triângulo com água para que este cole. Forme meias luas com o croissant e posicione o bico do triângulo o mais para dentro possível, sem que este fique por debaixo do croissant, para não se soltar durante o cozimento.
Coloque os 8 croissants num tabuleiro de forno com papel vegetal. Tape-os com película aderente e deixe repousar 45 minutos.
Retire a outra metade da massa e repita o processo.
Quando tiver os 2 tabuleiros com 8 croissants cada, e se tiverem passado os 45 minutos, pré-aqueça o forno. Pincele cada croissant com um ovo batido com uma colher de sopa de leite.
Coloque-os a cozer a 180ºC por cerca de 20 minutos, trocando os tabuleiros de posição a meio do tempo.
Deixe-os arrefecer e polvilhe com açúcar em pó, se assim o quiser.
NOTA: Pode pré-cozer um dos tabuleiros. Para isso basta que não troque a posição dos tabuleiros e que retire o tabuleiro mais abaixo aos 12 minutos, deixe arrefecer e congele. Para voltar a cozê-los basta colocar no forno, congelados, por cerca de 15 minutos, a 180ºC.
E abriu mesmo o apetite:))
ResponderEliminarQue delícia de croissants. Simples ou recheados, com doce ou salgado.......uma maravilha.
Beijo doce:*
Querida,
ResponderEliminarÉ mesmo isso... Ficam bem recheados (podendo aplicar-se o recheio quando de enrola) ou simples... Doces ou salgados, barrados com compota ou com alface e salmão fumado com queijo creme!
É ao gosto... e mantém-se fofinhos. Fi-los ontem, ficaram dentro do forno e hoje estavam super fofinhos como se tivessem sido acabados de fazer! :)
Beijos grandes*
Tem muito bom aspecto, já tentei fazer uma vez croissant, mas usei muita farinha e ficaram parecidos a scones
ResponderEliminarHá imenso tempo que ando com vontade de fazer croissants com massa folhada caseira, mas dão imenso trabalho e perde-se imenso tempo.
ResponderEliminarEsta sugestão deve ser igualmente saborosa e não tão trabalhosa.
Vou experimentar.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.com/
E se abriste o apetite.. por acaso gosto mais de croissants de massa folhada, mas com esse aspecto já comia esse e se comia :) lindas imagens! beijo
ResponderEliminarOs teus croissants ficaram com um interior bem a meu gosto, que maravilha!
ResponderEliminarSoberbos Tânia! Brioche propriamente dito já fiz lá na padaria e foi um sucesso, mas esta versão croissant é magnifica! Aprovadissimo!
ResponderEliminarUm bom fim de semana*
Que delícia de croissants Vânia=)
ResponderEliminarbeijinhos
Já lanchava com este croissants, apesar de ter comifo um multiceriais...
ResponderEliminarBjocas e bom fim de semana,
As Papinhas dos Babinhos
Adoro croissants!... E encaixavam muito bem no meu post de hoje, em que faço uma espécie de ode ao pequeno almoço ;)
ResponderEliminarBabette
Que lindos os teus croissants....fiquei com vontade de experimentar :)
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana
Lindos e perfeitos!
ResponderEliminarEu prefiro os de massa folhada, mas esses de massa brioche, torrados ficam uma perdição! Comia muitos antigamente do café do meu pai, porque acabavam por ficar secos e comia-os torrados com manteiga :)
Eu estou como o diogo prefiro os de massa folhada mas os teus estao soberbos e a esta hora ate faz mal olhar k apetece logo.comer um..beijinhos e bom fim de semana
ResponderEliminarEu vou pelos dois, mas acho que estes me dizem mais...e os teus ficaram perfeitos!
ResponderEliminarAs tuas fotos ficam sempre perfeita, e abrem sempre o meu apetite :)...
ResponderEliminarFicaram lindos, perfeitos!!!
um beijinho amiga
Amiga,
ResponderEliminarUma verdadeira delicia,esses croissants.
Ficaram perfeitos.
Um bjinho e boa semana*
Bom dia, Vânia! Sou uma seguidora fiel deste bolg, que adoro, mas por falta de tempo e confesso, alguma timidez, nunca comentei, mas hoje resolvi fazê-lo, para lhe dar os parabéns e também para pedir ajuda: o meu marido vai muitas vezes a trabalho a Matosinhos e fala imenso de uns croissants ma-ra-vi-lho-sos que come naquela zona. Diz ele que os croissants são muito doces, baixinhos e que se desfazem na boca. Eu nunca vi croissants assim e já tentei fazer uns em casa, mas ele diz que nem de perto ficaram parecidos. Sabe de que massa serão feitos?...Já ouviu falar deles?.. Muito obrigada!
ResponderEliminarBoalcha Maria
Tem um Mini Chef em Casa que adora cozinhar?
ResponderEliminarO Chef Online quer descobrir os mini chefs lá de casa. Partilhe as receitas que se diverte a fazer com os mais pequenos e venha cozinhar connosco.
Saiba mais em: https://apps.facebook.com/minichefs/
Partilhar receitas de chef? O segredo é a alma do negócio. Cpts
EliminarConfesso que ainda não experimentei a receita pois acabo agora mesmo de aceder ao blog, mas pela foto da sua autora, deve ser de cortar á faca.
ResponderEliminarOlá, bom dia.
ResponderEliminarAdorei o seu blogue e fiz a massa de croissant. Só que ela não cresceu como deveria, e acabei por fazer uma espécie de pãezinhos/bolachas. Estava super saborosa e segui à risca o processo, usando inclusivé fermento de pão. Será que foi disso?? Ou terá alguma coisa a ver com o forno, cozedura demasiado rápida, que não dê tempo de pularem?? Gostava muito de receber a sua opinião, já que me parece ser alguém com profundos conhecimentos. Obrigada.