Pastéis de Amêndoa, Avelã e Noz

terça-feira, maio 11, 2010

Estes pastéis, para além de deliciosos, são super aromáticos.



Ingredientes:

(massa)
  • 1 saqueta de Lipton Marocco
  • 0,5dl de água
  • 50g de margarina
  • 250g de farinha
  • 1 clara ligeiramente batida (para pincelar)
(recheio)
  • 50g de miolo de avelã
  • 50g de miolo de noz
  • 125g de açúcar
  • 125g de amêndoa finamente ralada
  • 1 gema
  • 3 colheres (sopa) de licor de amêndoa amarga
  • 20g de margarina



Preparação:

Para a massa, introduza a saqueta de chá na água a ferver, deixe em infusão 1 a 2 minutos e retire-a.
Junte a margarina à infusão quente e mexa até derreter. Adicione a mistura à farinha e mexa com uma colher de pau até a massa se soltar das paredes da tigela. Mude para a bancada de trabalho e trabalhe a massa com as mãos até estar lisa e elástica. Tape com um pano e deixe repousar enquanto prepara o recheio.

Ligue o forno a 180ºC.

Triture o miolo da noz e da avelã com o açúcar na picadora.
Deite a mistura numa tigela, junte-lhe o miolo da amêndoa, a gema, a amêndoa amarga e a margarina derretida. Mexa tudo até obter uma pasta homogénea.

Vá estendendo porções de massa sobre a bancada de trabalho com a ajuda do rolo e de farinha, de modo a ficar bem fina. Corte a massa em rectângulos. Recheie com o preparado, enrole o rectângulo no sentido do comprimento e feche os bordos (se necessário pincele as junções com uma gema para que colem).

Coloque os pastéis num tabuleiro forrado com papel vegetal, ou sobre um tapete de silicone, pincele a superfície com a clara ligeiramente batida e leve ao forno durante 15 minutos.


Baseado na receita "Pastelinhos de amêndoa e pistácios", da revista Saberes&Sabores nº 195


You Might Also Like

26 apreciações

  1. Olá, quando vi os ingredientes lembrei-me logo que já tinha micado esta receita. Também tenho a revista e fiquei de olho nessas maravilhas, que combinação mais deliciosa. As tuas paracem tal & Qual as da Resvista. Lindas. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Esses pastéizinhos devem ficar divinos hein! A aparência é ótima! Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Ena, que maravilha!
    Esta acho que não me escapa.
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. São mesmo tentadores, pelos ingredientes um verdadeiro pitéu!

    ResponderEliminar
  5. Os produtos gourmet para ajuda da LAÇO já estão todos esgotados?
    Querias umas coisinhas...

    ResponderEliminar
  6. K lindos amiguita... Devem ficar óptimas essas frutas secas todas juntas :)
    beijo grande

    ResponderEliminar
  7. Olá Vania

    Que belos pasteis nos mostras, já os tinha visto na revista.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Amiga linda!
    Que deliciosos pasteis,parece-me muito bom!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. 3 frutos secos que eu adoro, devem ficar deliciosos :)

    ResponderEliminar
  10. Estes pásteis docinhos devem ser bem bons. Ainda por cima com frutos secos que fazem tão bem à saúde.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá;
    Nossa que delícia.... fiquei com água na boca!
    Seu blog é lindo, parabéns!
    Beijo!
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  12. estao uam maravilha emsmo-
    que bom
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que ricos pastéis! Devem ficar uma maravilha!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Parecem-me deliciosos e essa ideia de aromatizar a massa com chá é excelente.

    beijocas

    ResponderEliminar
  15. Olá Vânia!
    Adoro estes sabores..e quando vi que um dos ingredientes era o chá Marocco fiquei logo convencida...devem ter um aroma e sabor óptimos!
    Beijinhos
    Sara

    ResponderEliminar
  16. Também marquei esta receita para testar.. E agora ainda fiquei com mais vontade de a fazer.. : )
    beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  17. que delicia amiga,mesmo apetitosos ao olhar,jinhoss

    ResponderEliminar
  18. Que lindos, e de certo uma verdadeira delicia!

    ResponderEliminar
  19. Q lindos.
    Devem ser deliciosos mesmo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. esta receita-me abre-me o apetite!!!

    ResponderEliminar
  21. OLá Vânia! Achei o máximo o chá na receita! Eu adoro esse tipo de mistura! Vão,certamente, ser testados na minha cozinha...com variações do mesmo tema! :) Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por comentarem! Espero que testem e que aprovem! Beijinhos e bons conzinhados!