quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Bolo de Maçã Caramelizada e Canela com Queijo Creme

As camadas sobrepõem-se assim, de forma controlada, alinhada e simples, como a vida e o tempo... Intercalamo-as com um doce creme de queijo, porque a nossa vida tem que ter momentos assim...

O espaço físico do Sabores da Alma tem-me levado todo o tempo e a raiz do que foi um outrora um sonho, hoje realidade, tem ficado aos poucos e poucos de parte... O blog foi ficando lentamente abandonado, com o tempo a sumir-se por entre os dedos e as horas que passam sem que possamos agarrá-las ou voltar atrás...
Não me arrependo, em nada, do que 2014 trouxe para mim... O Sabores da Alma tem sido o meu sonho orgulhoso e vaidoso, que posso mostrar e exibir de coração cheio!

Contudo, foi aqui que tudo começou, é aqui que quero estar... e aqui estou, com um bolo delicioso que faz parte da nossa panóplia de bolos diários por aqui.


Ingredientes:
(bolo)
  • 100g + 300g de açúcar
  • 4 maçãs grandes
  • 125ml de leite
  • 400g de farinha
  • 300g de manteiga
  • 6 ovos
  • 2 col. (chá) de fermento
  • 1/2 col. (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 col. (chá) de canela
(recheio)
  • Compota de Maçã Assada (ou outra compota de maçã bem aromática)
  • 400g de queijo creme à temperatura ambiente
  • 150g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 120g de açúcar em pó



Preparação:
(bolo)
Levar as 100g de açúcar ao lume. Assim que estiver derretido e ligeiramente dourado, adicionar as maçãs picadas grosseiramente. Deixar cozinhar, em lume brando, até as maçãs começarem a a desfazer-se e tiver uma textura de compota. Tirar do lume e arrefecer. 
À parte, misturar a farinha com o fermento, o bicarbonato e a canela. Reservar.
Numa taça, bate a manteiga e o restante açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar os ovos um a um, batendo muito bem entre eles. Juntar a farinha e o leite, alternadamente. Por fim, adicionar o caramelo com a maçã. 
Deitar o preparado numa forma, untada, e levar ao forno a 180ºC durante cerca de 60 minutos.
Desenformar e deixar arrefecer.

(recheio)
Bater a manteiga e o açúcar até ficar com um creme esbranquiçado. Juntar o queijo creme e continuar a bater até se obter um preparado homogéneo.

(montagem)
Cortar o bolo em 3 camadas. Colocar sobre a camada de baixo uma porção de recheio. Colocar sobre o recheio alguma compota de maçã e espalhar, sem misturar os recheios. Colocar mais uma camada de bolo e repetir o processo dos recheios. Colocar a última camada de bolo. Espalhar restante creme sobre a superfície do bolo com a ajuda de uma espátula. Finalizar com crocante de avelã, praliné de amêndoas, raspas de chocolate, crocante de caramelo, etc.

(inspirado num bolo de um suplemento da revista Faça Fácil Cake Design)






4 apreciações:

É uma óptima maneira de abrir 2015! Estas fatias, os teus clientes não devem negar ;)
Tem uma cara deliciosa!
Beijinhos

Com delícias como esta, é mesmo um sonho doce, o teu.
Querida Vânia, que continues a perseguir o que te faz feliz, para sorte de quem te visita na tua pastelaria e também aqui, onde sempre que possas vir, cá estamos para te ler.
Um beijinho.

Adorei, fiquei cheio de vontade de experimentar, pelas fotos deve ser uma autentica delicia.

http://deaprendizachef.blogspot.pt/

Enviar um comentário

Obrigada por comentarem! Espero que testem e que aprovem! Beijinhos e bons conzinhados!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More