O 90º Aniversário da Portugália - 90 anos de uma vida em grande

quinta-feira, maio 21, 2015



Foi com imenso prazer que fui convidada a participar no evento comemorativo dos 90 Anos da Portugália!
Um evento cheio de glamour, aos estilo vintage que se impunha no celebrar de um nascimento em 1925.


Muita música, muita festa, um discurso brilhante, um reboliço social de muitas caras conhecidas, adeptos, amigos e fãs e claro... muito boa cerveja! Não fosse esse o ex-libris da nossa Portugália!


Que venham mais 90 anos, que nos encontremos sempre, para beber a cerveja fresquinha, degustar o tenro e suculento bife que faz parte da história, ou aquela açorda! Que sejam prósperos, autênticos, brilhantes!

Obrigada Portugália!



Um pouco sobre a Portugália:

"A Portugália Cervejaria comemora, no próximo dia 10 de junho, 90 anos de existência. Para celebrar este marco histórico, a Portugália Cervejaria na Avenida Almirante Reis, o primeiro espaço da marca, abriu portas a 19 de maio para um evento de comemoração, que contará com a presença colaboradores, entidades parceiras e representantes de instituições.

Há 90 anos presente na vida dos Portugueses, a Portugália Cervejaria caracteriza-se por ser um espaço 100% Português, que procura oferecer aos seus clientes uma refeição diferente, num lugar com história e de estórias, onde a tradição se alia à moderninade e inovação, proporcionando a todos os clientes momentos de prazer.

Dois anos depois de construída a Fábrica de Cerveja, em 1914, aquando a Primeira Guerra Mundial onde Portugal se junta aos aliados (o que cria um grande sentimento antigermânico por terras Lusas), a marca passa a denominar-se Portugália.

1ª Portugália Cervejaria

Neste contexto surge necessidade de criar um espaço, dos clientes e para os clientes, que lhes permitisse, enquanto aguardavam pelo enchimento dos seus barris, conviver e degustar petiscos e cerveja avulso. Nasce assim a  primeira Cervejaria Portugália, a 10 de junho de 1925, num espaço anexo à Fábrica de Cerveja Portugália, à data, um dos locais mais apreziveis e bem frequentados da cidade de Lisboa.

Rapidamente, a Portugália Cervejaria descobre e implementa uma nova forma de consumir cerveja em Portugal: acompanhada de croquetes, marisco e dos que viriam a tornar-se os tão famosos bifes Portugália.


Ex-libris da capital Portuguesa

Decorria o ano de 1933 quando a Portugália é um dos locais eleitos para as gravações de um dos pilares do cinema Português, “A Canção de Lisboa”. O terraço localizado no terceiro andar, foi



assim  o palco da famosa cena do filme onde Vasco Santana dá voz ao conhecido “Fado do Estudante”.

Anos mais tarde, entre as décadas de 40 e 50, a Portugália Cervejaria torna-se um dos ex-ilibris da capital portuguesa. Local com ambiente descontraído e boémio, por onde passaram grandes e ilustres figuras de renome nacional como Amália Rodrigues, Vasco Santana, Humberto Madeira e Raul Solnado, onde os clientes podiam usufruir de uma animada tarde de cinema ao ar livre no terraço, ou mesmo de uma divertida partida de bilhar no primeiro andar.

Inicio da expansão da marca

Anos mais tarde, no final da década de 90, a Portugália Cervejaria inicia um novo ciclo, com a expansão da marca, a novas regiões do pais. A sua adaptabilidade às novas tendências de consumo tornam-na na maior cadeia de Cervejarias em Portugal, com 11 Portugália Cervejaria em território nacional, 1 Portugália Cervejaria em Macau e 14 Portugália Balcão, uma ideia que surge pela necessidade de adaptar o conceito ao mercado, mantendo a tradição e qualidade dos tradicionais pratos da Portugália Cervejaria, com um serviço diferenciado que permite servir refeições mais rápidas e mais económicas.

A Portugália Cervejaria é hoje uma empresa consolidada no mercado, a par das marcas La Brasserie de L’Entrecôte, Cervejaria Ribadouro e Cervejaria Trindade, todas integrantes da Portugália Restauração.

Marcas do Grupo Portugália Restauração

La Brasserie de L’Entrecôte

Em 1998, o Grupo Portugália adquire a marca La Brasserie de L’Entrecôte. Com origem em Geneve, na Suíça, onde se inspirou no conceito de prato único tendo por base o entrecôte, a Brasserie de L’Entrecôte chega a Portugal, com detalhes de sofisticação, requinte e bom gosto que a destacam do conceito que a originou.
La Brasserie tem por base um conceito de menu único, onde a refeição começa com uma salada, seguida do prato principal “o Entrecôte”. Um prato confeccionado com um molho especial de 18 ingredientes, feito à base de ervas aromáticas, mostarda “Dijon” e finas especiarias. La Brasserie de L’Entrecôte oferece ainda uma selecção dos melhores vinhos e deliciosas sobremesas.
Atualmente, a La Brasserie de L’Entrecôte conta já com seis espaços – Amoreiras, Foz do Douro, Marina de Cascais, Parque das Nações, Campo Pequeno e Chiado.


Cervejaria Ribadouro

Fundada em 1947, a Cervejaria Ribadouro é, desde então, uma das marcas da Portugália Restauração.
Conhecida como a Tradicional Cervejaria e Marisqueira Lisboeta, com pratos que vão muito além do marisco, a Cervejaria Ribadouro prima pelo serviço e ementa genuínos, de qualidade e tradição, com mais de 60 anos, e também por proporcionar aos clientes uma refeição inesquecível. 
À porta do Parque Mayer, a Ribadouro é há décadas um destino inevitável tanto para o público - à saída dos espetáculos - como para artistas, que fazem da Cervejaria um lugar de convívio.


Cervejaria Trindade

Fundada em 1836 no espaço do refeitório da antiga ordem conventual da Santissima Trindade, a Cervejaria Trindade, da responsabilidade do Grupo Portugália Restauração desde 2007, é a mais antiga das cervejarias portuguesas.
Considerada, desde 1986, Património Cultural da Cidade de Lisboa e desde 1997, Património de Relevante Valor Histórico-Cultural, pela Direção Geral do Turismo, a Cervejaria Trindade detém ainda, desde 1987 uma medalha de Mérito Turístico no grau Prata atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo pela prestação de serviços relevantes para o turismo Português."





You Might Also Like

0 apreciações

Obrigada por comentarem! Espero que testem e que aprovem! Beijinhos e bons conzinhados!