Hoje o Rei é o Bacalhau!

quinta-feira, janeiro 06, 2011

No Dia de Reis, é o bacalhau quem reina na mesa!



Bacalhau com Crosta em cama de Repolho com Gambas

Ingredientes:
  • 4 postas de bacalhau (ou lombos)
  • 1/4 de broa
  • 4 colheres (sopa) de salsa picada
  • 1 colher (sopa) de tomilho seco
  • 1 colher (sopa) de alho picado
  • Azeite q.b.
  • Batatas Novas
  • Azeite q.b.
  • 2 dentes de alho picados
  • Azeite q.b.
  • 1/2 couve repolho
  • 100g de gambas sem casca
  • Pimenta Preta q.b.
  • Sal q.b.


Preparação:

Comece por preparar a crosta. Desfaça a broa em migalhas num processador. Junte o tomilho, a salsa e o alho picado. Junte azeite ao preparado até obter uma mistura que adira à posta do bacalhau.
Num tabuleiro de forno coloque azeite e as batatas novas com casca, bem lavadas.
No centro coloque as postas de bacalhau com a crosta.
Leve ao forno até as batatas estarem cozidas.

À parte, leve ao lume os dentes de alho picados com o azeite, junte as gambas descascadas e deixe cozinharem.
Ripe o repolho em juliana e junte às gambas. Deixe cozinhar, não em demasia, pois pretende-se que o mesmo fique com o crocante dos talos.
Tempere com sal e pimenta preta a gosto e sirva, sob o bacalhau, com as batatas novas, regado com azeite.


You Might Also Like

15 apreciações

  1. Bom dia dos reis pra ti. Que bonito bacalhau trazes tu hoje, adorei as imagens como sempre deve ter ficado bastante suculento.
    beijos da marmita

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto tão apetitoso e cuidado, mesmo uma tentação!

    ResponderEliminar
  3. Ola Vania,
    Adorei esta receita. Mas fiquei intrigada com o seguinte: puseste as batatas e o bacalhau ao mesmo tempo no forno? eu esperaria que as batatas demorassem muito mais tempo a cozer que o bacalhau... ou sera por serem novas?
    Beijinhos e bom ano!
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Adoro bacalhau, seja de que maneira for. Mas este está com um aspecto provocador e tentador.
    Feliz Dia de Reis.

    ResponderEliminar
  5. Sofia,
    Pus o bacalhau ao mesmo tempo. Por serem batatas novas e pequenas, o tempo de assadura é essencialmente o mesmo. :)
    O bacalhau fica suculento e as batatas com a assadura no ponto! ;)

    Espero ter ajudado!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Olá Vânia! Que tenhas um 2011 em grande! Adorei a tua receita, ou não fosse o bacalhau senhor rei do meu coração! Eu também publiquei bacalhau para fazer neste dia! Talvez por ser um dos meus presentes preferidos à mesa! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  7. Gosto de bacalhau e essa cama parece-me soberba :)

    ResponderEliminar
  8. AQUI ESTA UM BACALHAU MESMO AO MEU GOSTO...ADOREI.
    BJS

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito.Uma combinação de ingredientes perfeita.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Vania
    Abriste-me o apetite com estas imagens. Estava capaz de almoçar a esta hora.Gostei!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Amiga!
    Ficou fenomenal,esse bacalhau.
    E que fotos lindas adorei!!


    Bjinhos,amiga linda e bom fds

    ResponderEliminar
  12. Vania,
    Obrigada pela tua resposta. Fiz ontem a noite, para o jantar de Reis, uma receita parecida a tua (a mesma estrutura, outros ingredientes) e ficou deliciosa! :)
    beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  13. e memso rei, e de que maneira
    esta uma maravilha esse prato. ate estou a babar so de pensar no sbaor que ai esta
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Vou experimentar mas gostaria de saber se posso trocar o repolho por penca.Pois eu tenho-as no meu quintal.

    ResponderEliminar

Obrigada por comentarem! Espero que testem e que aprovem! Beijinhos e bons conzinhados!