Bolo de Chocolate do Pai

quinta-feira, junho 11, 2009

Este bolo é receita do meu pai... É um daqueles bolos rápidos, que nos fica na cabeça, e que nos enche as medidas.


Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 500g de açúcar
  • 500g de farinha
  • 0,5l de leite
  • 100g de margarina
  • Raspa da casca de 1 limão
  • 1 colher (sobremesa) de canela
  • 2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
  • 1/2 pacote de chocolate em pó (+/-60g)
  • 1/2 pacote de cacau em pó (+/-60g)

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar até obter um creme homogéneo.
Junte-lhes lentamente a manteiga derretida, com cuidado para não cozer os ovos, a canela, a raspa da casca do limão, o chocolate e o cacau. Misture bem.
Aos poucos adicione o leite intercalado com a farinha e o fermento.
Ligue tudo muito bem.
Leve ao forno médio por cerca de 45 minutos, numa forma de buraco, previamente untada e polvilhada com farinha.




E heis a minha horta... Está tudo tão lindo, pegou tudo tão bem e estão a crescer imenso... Lembram-se do meu manjericão ainda em folhinhas bebés? Pois bem está enorme e o meu Torp até lambe os bigodes quando se chega perto... Tem um aroma encantador.
Os tomates já começaram a amadurecer e proximamente publico qualquer coisa com eles.
As malaguetas cresceram imenso. Tinha uma pequenina quando veio cá para casa e agora essa pequenina é do tamanho do meu dedo e faz-se acompanahr de mais três.
De resto os morangos continuam lindamente e a salsa, coentros, óregãos, tomilho e cebolinho, crescem e abastecem a cozinha a olhos vistos!
Vale mesmo a pena ter esta horta... Dá-me tantas alegrias!

You Might Also Like

20 apreciações

  1. O teu pai está então de parabéns, pois esse bolo está de uma simplicidade deliciosa!
    É o género de bolos que mais gosto.

    E parabéns pela tua plantação! Já te podes dedicar à agricultura, tens futuro!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Vania
    Belo bolo de chocolate e melhor ainda por ser receita do papá!
    Adorei a tua horta!
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Olá Vânia,
    Esse bolinho está-me a fazer cócegas hehehe comia agora uma fatia com um cafézinho. A tua horta estáuma maravilha, eu estou com vontade de pôr umas ervas de cheiro na varanda, principalmente o tomilho que eu adoro. Já tenho um pé de alecrim e hortelã, já não falta tudo :)
    Ah, aquela massa tinha que a testar outra vez, e como se costuma dizer à terceira é de vez.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  4. E deve ser mesmo uma delícia! Tem tão bom aspecto!! bjinho

    ResponderEliminar
  5. Que belo bolo e mesmo daqueles que eu gosto fácil e delicioso.
    Parabens ao Pai.
    Bela plantação.
    bjss

    ResponderEliminar
  6. Muitos Parabéns ao pai.
    O bolo tem um aspecto fantástico.
    As fotos estão lindas.

    ResponderEliminar
  7. Oi linda. Pois tem de ficar na cabeça, porque na boca não para, é só devorar. Bem bom!
    A tua horta a dar frutos, é mesmo bom. Sabe tão bem ver as coisas a crescerem. Em casa dos meus pais, tambem tinha uns vasos ondes fazia algumas platações mais na base das experiencias, e adorava. Beijinhos bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. O meu pai só come... fazer, está quieto! Bem bom :)
    Essa mini-horta está um espectáculo!

    ResponderEliminar
  9. mas que bolo enorme. e de chocolate ai ja me cresce agua na boaca so de pensar nele.
    esta lindo a a horta tambem.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Começando pela tua horta, adorei mesmo o aspecto de todas as plantinhas, são lindas. Eu também gostava muito de ter uma horta aqui em casa, qualquer dia aventuro'me.
    Quanto ao clássico bolo de chocolate, ficou com um óptimo aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. ficou muito bonito o bolo!!deve ter ficado uma delicia!

    bjkas

    smsnartes

    ResponderEliminar
  12. Que rico bolinho.. hummm.. deve ser delicioso..

    E a tua horta está fantástica... que inveja... :-) Tá linda linda... Parabéns..

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Receita maravilhosa e com certeza muito especial mesmo. Adorei o aspécto e o cheirinho de comidinha de casa e recitas da família é gostoso e reconfortante. Adorei as receitas de família são cheias de tanto amor! Adorei
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Oi querida, obrigada pela melhoras, agora estou bem melhor!
    Olha bolo de chocolate é tudo de bom e seu pai caprichou nessa receita, nunca coloquei canela na massa, deve ser bom demais!
    Bjsss

    ResponderEliminar
  15. Esse bolinho deve ser uma verdadeira delícia! Mas eu sou suspeita pois adooooro chocolate!! E que bela hortinha tens tu, sim senhora! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns ao Pai pois o bolo é uma delicia.
    A horta está muito bonita.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  17. Amiga,vânia!
    Qunado abri o blog:)pensei que me tinha enganado...) afinal sempre foi rápido.Gostei amiga Prabéns.

    E este bolinho deve estar uma delicia ainda mais a receita do pai,sabe melhor.
    A tua horta amei, linda...eu bem tenho razão,:) em relação ás fotos percebes né :)

    beijo amiga linda....

    bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  18. Olá Vânia
    O teu pai está de parabéns, o meu por muito que lhe queira e o ame só sabe bater chapa.
    Excelente receita.
    Feliz fim de semana x

    ResponderEliminar
  19. Esse bolo é para mim então..."o Pai" lol, olha filha, fico-te agradecido, pois ficou bem delicioso e fofinho, ainda não vi a minha fatia mas cá fico esperando ela, jinhos :) xx

    ResponderEliminar
  20. Amiga, por favor me mande umas dicas de como conservar uma horta tão linda como essa sua. Eu plantei tomates cereja mas não deu nenhum fruto e depois morreu.

    Morro de vontade de ter uma horta!!!:( Moro em apartamento.

    Muitos beijos e obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada por comentarem! Espero que testem e que aprovem! Beijinhos e bons conzinhados!