Pastéis de Nata são, no geral, uma perdição para muitos de nós... Com a sua massa super estaladiça e um recheio muito cremoso, fazem-nos ter pequenos momentos de prazer enquanto os trincamos...
Ingredientes:
(massa)
- 500g de farinha T55
- 240g de água
- 20g de manteiga
- 3g de sal
- 240g de manteiga
- 240 de margarina
- 120g de banha
- 275ml de água
- 550g de açúcar
- 1 pau de canela
- casca de laranja
- casca de limão
- 330ml de calda
- 1l de leite
- 73g de farinha T55
- 73g de amido de milho
- 12 gemas
Preparação:
Comece por preparar a mistura das manteigas, misturando-as todas para obter um creme suave, que possa ser barrado.
Para a massa, amasse a farinha, com a água, a manteiga e o sal, até ligar todos os ingredientes. Leve ao frio por 30 minutos para descansar.
Estique a massa num rectângulo, com uma espessura de cerca de 0,5cm. Aplique um terço da mistura das manteigas numa área de 2/3 do rectângulo. Dobre o terço sem manteiga por cima do terço central e o terço com manteiga por cima dos restantes.
Volte a esticar e repita o processo da dosagem de manteiga e das voltas.
Volte a esticar a massa num rectângulo e espalhe o último terço da mistura das manteigas em toda a área da massa. Comece a enrolar a massa em caracol numa ponta, seguindo até à ponta oposta. Obterá um rolo de massa folhada. Leve ao frio por 30 minutos.
Corte rodelas da massa com cerca de 1,5cm de espessura. Coloque cada rodela numa forma de pastel (não precisa de ser untada). Com o dedo polegar molhado em água comece por esticar a massa do centro para os rebordos, tendo o cuidado de esticar bem a massa que se acumula dos rebordos do fundo. Repita até acabar a massa.
Entretanto prepare a calda. Leve ao lume todos os ingredientes até ferver por 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Para o creme, dissolva as farinhas num pouco de leite e junte-lhes as gemas envolvendo bem. Leve o restante leite ao lume a ferver. Junte o leite às gemas e envolva. Por fim adicione a calda.
Coloque o recheio nas formas com a massa e leve ao forno a 250ºC até a massa folhar e o recheio tostar por cima.