Dica: Decorações de Caramelo

terça-feira, junho 16, 2009


As decorações de caramelo devem ser feitas e usadas rapidamente – não se mantêm muito tempo e amolecem com a humidade. Também ficam moles e pegajosas no frigorífico. O açúcar no caramelo liquefaz-se quando entra em contacto com natas, gelado, custard, etc., por isso não deixe as suas criações muito tempo à espera antes de as servir. Se possível, junte-as mesmo antes de servir. Faça o caramelo como habitual. Quando atingir a cor desejada, pare a cozedura e volte a aquece-lo quando precisar dele líquido.



Coisas a Fazer




Folhas de Caramelo: Para fazer folhas de caramelo, deite o caramelo numa folha de papel vegetal com óleo e deixe arrefecer (tenha cuidado pois o papel ficará muito quente). Pode então partir as folhas em várias formas e tamanhos para decorar. É mais fácil parti-lo à mão mas tenha cuidado com os bocados mais aguçados. Pode também deitar caramelo em formas livres ou em moldes de plasticina pincelados com óleo. Pode dar cor ao caramelo com colorantes e pode fazer desenhos completos com várias cores.



Algodão-de-Açúcar: Pode fazer com caramelo fios muito finos usando dois garfos ou uma vara de arames com as pontas cortadas. Mantenha o caramelo líquido deixando o tacho dentro de outro com água quente enquanto trabalha. Os fios precisam de ser grossos o suficiente para que corram continuamente da ponta do garfo. Coloque óleo na pega de uma colher de pau e coloque-a entre duas cadeiras. Coloque uma folha de jornal por baixo. Segure dois garfos de costas um para o outro e mergulhe-os no caramelo. Movimente-os rapidamente para a frente e para trás por cima da colher – formar-se-ão fios de caramelo à volta da colher que ficarão pendurados. Mergulhe os garfos de novo até ter a quantidade suficiente de fios. Molde-os de formas decorativas com as mãos. Use imediatamente.


Cestos de Caramelo: Faça os cestos salpicando o caramelo para a frente e para trás na base de uma forma invertida com bastante óleo e deixe endurecer bem antes de retirar o caramelo da forma. Fios de caramelo entrecruzados podem ser feitos salpicando caramelo num tabuleiro com bastante óleo ou numa forma de metal. Lembre-se de que quanto mais grossos os fios mais difícil será partirem-se, embora com alguma prática seja possível fazer decorações mais finas e mais delicadas.




Praliné: Junte amêndoas inteiras, em flocos ou em lascas, a um caramelo dourado feito com a quantidade de açúcar igual ao peso das amêndoas. Misture bem, deite rapidamente numa superfície de mármore ou num tabuleiro com óleo, espalhe numa camada uniforme e deixe arrefecer. O praliné pode então ser partido em bocados ou esmagado dentro de um saco plástico batendo com um rolo ou então na picadora. Guarde num recipiente hermético. Folhas de praliné feitas com amêndoas picadas podem ser moldadas em feitios de chávena aquecendo levemente o praliné e depois colocando-os numa forminha invertida e pressionando para baixo.



Forrar uma forma: Deite o caramelo líquido nas bases de forminhas para sobremesas tipo créme caramel e abane a forminha para que fique toda coberta. Tenha cuidado pois ficará quente.



Mergulhar fruta: Frutos inteiros ou nozes podem ser mergulhados em caramelo para ficarem com uma cobertura mais brilhante. Com um palito ou um garfo prenda os frutos pelo talo e mergulhe-os, depois deixe-os a secar em papel vegetal.




Casca de Caramelo: Salpique um tabuleiro forrado com papel de alumínio com uma camada fina de açúcar e coloque sob o grelhador pré-aquecido. Tenha atenção à altura em que o açúcar se derrete e se torna caramelo. Deixe assentar e depois cuidadosamente retire do papel e parta em bocados.



Coberturas de Caramelo: Deite o caramelo líquido em créme brulées ou outras sobremesas semelhantes para que fiquem com uma cobertura. Deite o caramelo cuidadosamente, tapando completamente. O caramelo endurece rapidamente, por isso trabalhe depressa.



(retirado de O Livro Essencial das Sobremesas, Dinalivro, 2007)

You Might Also Like

14 apreciações

  1. Aiii adorei estes posts de decoração. Ando há tempos a pensar como se fariam este tipo de decorações ... e heis que surge a resposta :)

    ResponderEliminar
  2. eu adoro os cestos ...um dia destes hei de experimentar
    bj

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas! Gostei muito do novo visual do blog, tem mais a ver contigo. ; )
    beijocas

    ResponderEliminar
  4. Que fixe! Menina prendada. Gostei do novo visual. Vou de férias. Dia 18 estou em Lx e depois.... lá vou eu!Bjs

    ResponderEliminar
  5. o teu blog é muito bom.

    ResponderEliminar
  6. Não sei se me atrevo, fico sempre encantada com os fios, bjs.

    ResponderEliminar
  7. Adorei as dicas do chocolate e agora do caramelo, são muito boas, principalmente para uma sem noção como eu.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito destas pequenas dicas para decorações com caramelo, bastante úteis mesmo :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Amiga,
    Que belas dicas,sempre achei lindas as decorações com caramelo mas nem sabia como eram feitas, gostei muito.


    bjs

    ResponderEliminar
  10. Amiga,
    Que belas dicas,sempre achei lindas as decorações com caramelo mas nem sabia como eram feitas, gostei muito.


    bjs

    ResponderEliminar
  11. Passei para conhecer o blog e aproveitei para anotar as dicas que nos deu, são ótimas.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  12. Vania
    Sobre este assunto sabia pouco,já ganhei o dia!
    Bj

    ResponderEliminar
  13. Que ótimas essas dicas e explicações! Gotei da nova cara do blog!

    ResponderEliminar
  14. Que ótimas essas dicas e explicações! Gotei da nova cara do blog!

    ResponderEliminar

Obrigada por comentarem! Espero que testem e que aprovem! Beijinhos e bons conzinhados!