Dica: Decorações de Chocolate

segunda-feira, junho 15, 2009



Tipos de Chocolate

Semi-Doce e Semi-Amargo: São chocolates que contêm baunilha, açúcar e manteiga de cacau. Podem ser substituídos uns pelos outros.

Leite: o chocolate de leite foi desenvolvido em grande escala pelos suíços (que tinham pouco chocolate e açúcar mas muito leite) em 1870.

Branco: O chocolate branco não é bem um chocolate, pois não contém licor de cacau. É uma mistura de manteiga de cacau, açúcar e leite.

Composto: o composto de chocolate usa-se na culinária e como decoração. Contém gordura vegetal em vez de manteiga de cacau. Não precisa de ser preparado. Existe derretido, em botões e em gotas. É conhecido como summer coating na América.

Couverture: tem uma maior percentagem de manteiga de cacau e não é tão duro como o chocolate comum. Precisa de ser preparado antes de ser utilizado. É principalmente usado pela indústria hoteleira, pois derrete-se e cobre com facilidade.





Coisas a Fazer





Aro de Chocolate: Os aros são bonitas decorações para cheesecakes ou bolos. Retire o bolo ou cheesecake da forma e coloque-o numa tábua. Meça a altura e junte 1cm. Corte uma tira de papel vegetal desse tamanho e suficientemente longa para dar a volta ao bolo. Espalhe no papel uma camada fina e uniforme de chocolate derretido, deixe assentar um pouco (mas o chocolate deve manter-se maleável) e enrole à volta do bolo com o lado de papel virado para fora. Prenda e deixe arrefecer até que fique firme, depois retire o papel. Faça aros com bolas ou com padrões usando um saco de pasteleiro com chocolate branco, preto ou de leite e desenhe-os primeiro numa folha de papel vegetal, deixe que assentem um pouco e depois espalhe-os no chocolate do aro.



Espirais de Chocolate: Deite chocolate derretido numa superfície de mármore ou numa tábua pesada. Quando tiver arrefecido e estiver quase assentado, raspe as espirais com uma faca colocada num ângulo de 45º. Se o chocolate estiver muito duro, partir-se-á, por isso trabalhe depressa quando chegar À temperatura ideal. Faça espirais com estria, deitando o chocolate derretido na superfície e fazendo riscos com um garfo. Deixe esta camada assentar e depois deite por cima uma camada de um chocolate de outra cor. Raspe como de indica antes. Ou deite linhas de chocolate de outras cores e raspe como antes. As espirais mais pequenas ou
raspas podem ser feitas passando um descascador de batatas num bloco de chocolate.


Tacinhas de Chocolate: Espalhe um círculo de chocolate num plástico ou em película aderente e coloque sobre uma forminha. Deixe que fique completamente duro antes de retirar o chocolate e o plástico. Podem também ser feitas embrulhando uma forminha com película aderente, enchendo com água e congelando até que fique em gelo. Retire o molde de plástico com gelo e mergulhe-o no chocolate derretido. Deve assentar imediatamente. A parte de dentro da forminha pode também ser pincelada com óleo e depois deite lá dentro o chocolate. O chocolate encolhe à medida que arrefece – alguns minutos no frigorífico facilitam quando for retirar o chocolate das forminhas. Este processo dá uma superfície lisa e brilhante.



Caixinhas de Chocolate: Derreta o chocolate e espalhe-o numa camada fina e uniforme num papel vegetal. Quando começar a assentar, com uma faca afiada, corte-o em quadrados iguais (aqueça a faca se o chocolate estiver muito duro). Cole os cantos com um pouco de chocolate derretido formando caixinhas.


Com Saco de Pasteleiro: Coloque o chocolate derretido num saco de pasteleiro e desenhe feitios numa folha de papel vegetal. Retire os feitios e colo-os uns aos outros com um pouco de chocolate derretido para que fiquem feitios a três dimensões, ou use-os achatados para fazer padrões.



Folhas de Chocolate: Lave a parte de baixo de folhas não-tóxicas e sem insecticida tais como rosa ou camélia e seque-as bem. Pincele cada folha com uma fina camada de chocolate derretido, deixe assentar, e depois cuidadosamente retire a folha.






(retirado de O Livro Essencial das Sobremesas, Dinalivro, 2007)

You Might Also Like

15 apreciações

  1. Amiga, essas dicas são super valiosas, já vou anotar tudo.


    Grande beijo

    ResponderEliminar
  2. Amiga,
    Que belas dicas,muito interessante.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. ai chocolate sou doida por esta delicia.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi Vania, obrigada por visitar o Rosmarino :) Que blog lindo o seu, adorei este bolo de chocolate do pai :D Bom, gostei de tudo, voltarei sempre. Um bj,

    ResponderEliminar
  5. Apreciei mesmo! Muito bom o post! Já está guardadinho pra sempre ler!

    ResponderEliminar
  6. Vânia,
    Para mim ficou perfeito, está simples, sóbrio, personalizado e original, agora tens que fazer um post para inaugurar a tua nova imagem dos Sabores da Alma, sabes que há pessoal que é distraído ;)
    A receita de inauguração, pode ser alguma coisa... com Alma.
    Ah! Já me esquecia de dizer que não chateaste nada e eu só tive pena de não poder ajudar, mas na realidade eu não conheço o Pedro, por incrível que pareça, e ele só fez o que fez por ser um trabalho do Sapo e para um blog da plataforma do Sapo
    Beijinhos
    Moira

    ResponderEliminar
  7. Olá Vania
    Gostei do novo visual do blog,muito singelo mas bonito!
    Olha quanto ao chocolate fico-me pelo amargo mesmo.Parabens por mais um post didactico!Já fiz alguns desses trabalhos ao longo dos anos..é preciso paciência e algum tempo,mas no final sentimos uma satisfação.....
    Bj

    ResponderEliminar
  8. Vania muito bem explicado, apesar de eu não levar jeito pra decorar, depois de passar por aqui eu até me atreveria! Obrigada por partilhar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. nossa, dicas maravilhoas mesmo...esta lindo só de ver.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    parabéns por todos os teus cozinhados e dicas que vais deixando. Pode-se dizer que sou um seguidor do teu blog, apesar de não me aventurar assim tanto e o que faço só na Bimby!:)Agora achei engraçado estas utilizações que se podem dar ao chocolate, mas estou com uma duvida, como derreter o chocolate, misturas alguma coisa ou derretes por exemplo em banho maria, para voltar a ficar duro com a consistência que tinha anteriormente?

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Fiquei encantada com a sua aula de decoração para chocolates.Parabéns!
    Tenho algumas dúvidas...Qual o melhor tipo de chocolate para fazer decorações?É preciso acrescentar manteiga ou gordura hidrogenada para ajudar a fazer as decorações? Eu já tentei fazer com aquele fracionado, mas não deu certo. Ficou duro rapidamente e não consegui fazer as decorações.
    Ficarei feliz e muito grata se puder ajudar-me. Gostaria de fazer uns com decorações e arabescos para o niver de 15 anos de minha sobrinha.
    Abraços,
    Gigi

    ResponderEliminar
  13. Grandes dicas! Gostei imenso da forma simples como tudo está explicado! Só não sei se cá em casa vai resultar assim tão bem! :) Beijinho e bom fim-de- semsna!

    ResponderEliminar
  14. POr favor , coloca cisne de chocolate e me ensina como faz , sei que parece ser façil, mais quero aprender a fazer perfeito

    ResponderEliminar

Obrigada por comentarem! Espero que testem e que aprovem! Beijinhos e bons conzinhados!